Filhote de baleia é encontrado morto por banhistas na praia do Jabaquara

O corpo da jubarte foi enterrado na praia da Armação após necropsia

0
178
baleia
Baleia jubarte foi encontrada na segunda-feira e enterrada hoje (Fotos: Instituto Argonauta)

Uma baleia filhote, da espécie jubarte, foi encontrada morta por banhistas na praia do Jabaquara, na região norte de Ilhabela, nesta segunda-feira (28). O animal estava emaranhado em uma rede de pesca, do tipo cerco, quando foi localizado.

- Publicidade -

baleia

O corpo foi transportado de barco para a praia vizinha, da Armação, onde o acesso é mais fácil, e passou a noite no local. Os exames de necropsia para detectar a causa da morte foram feitos na manhã desta terça-feira (29) pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta.

“Apesar de erolada na rede, na necropsia não foi possível identificar a presença de água no pulmão da baleia, então não se pode afirmar que ela tenha morrido pela rede de pesca. Infelizmente a pesca incidental acaba afetando os cetáceos em todo o mundo”, afirmou o presidente do Instituto, o oceanógrafo Hugo Gallo.

Depois de examinado, o corpo do filhote foi enterrado na praia com o apoio de escavadeira da Prefeitura de Ilhabela.

Baleia em Ubatuba

Ainda na segunda-feira, a equipe do Instituto Argonauta recebeu outro acionamento envolvendo uma baleia morta, em estado mais avançado de decomposição, boiando na altura da Praia da Almada, em Ubatuba.

Com o estágio avançado de decomposição não foi possível ainda identificar qual a sua espécie. O animal foi apoitado na Praia do Prumirim, para que a equipe pudesse realizar uma avaliação mais detalhada hoje pela manhã.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui